Neo One Eon

   


Escritor, poeta e músico
Site: www.neooneeon.pt
Data de Nascimento: 21/01/1976
Local de Nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Signo: Aquário
Bandas: Black Sabbath, Led Zeppelin, The Doors, Iron Maiden, Anathema, Pink Floyd, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas, Alice In Chains, AC/DC, My Dying Bride, Antimatter, Johnny Cash, The Sisters of Mercy, The Cure, The Mission, The Rolling Stones, Oswaldo Montenegro, Ney Matogrosso, Habitantes, Batone, Queen, U2
Autores: Friedrich Nietzsche, Aldoux Huxley, Fernando Pessoa, Paulo Coelho, Franz Kafka, Paulo Leminski, Dam Brown, Machado de Assis, Cesar Roberto Brixner
Livros: Assim falou Zaratustra, O Mundo de Sofia, Admirável Mundo Novo, O Processo, A Metamorfose, O Retrato de Dorian Gray, O Anticristo, O Código da Vinci, Anjos e Demônios, A Cabana, O Guardador de Rebanhos, O Elogio da Loucura, Quando Nietzche Chorou, A Ilha, Brida, Manual do Guerreiro da Luz, Senhora, O Alienista, A Arte da Guerra
Filmes: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Clube da Luta, V de Vingança, Dracula de Bram Stoker, A Origem, O Poderoso Chefão, 2 Coelhos, Os Outros, O Sexto Sentido, Prenda-Me Se For Capaz, Sideways, O Libertino, Moulin Rouge, Batman O Cavaleiro das Trevas, Matrix, O Senhor dos Anéis, The Doors

Biografia:
Neo One Eon nasceu no Rio de Janeiro em 21 de janeiro de 1976, no bairro de Botafogo. Foi criado em Copacabana, onde fez muitos amigos e participou de times amadores de futebol e futevôlei. Aos 16 anos jogou pelo time Juniores do Botafogo e chegou a pensar em seguir carreira no futebol.

Em 1993 formou com os amigos Luiz Massa (vocal), Enyo Soares (baixo) e Cláudio Prometeu (bateria), a sua primeira banda, o Against, onde tocava guitarra e compunha algumas das letras. A banda tocou em vários lugares undergrounds do Rio de Janeiro e chegou a participar de um festival em São Paulo e a tocar também na Bahia.

Em 1999 ingressou no curso de Jornalismo nas Faculdades Hélio Alonso, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. No mesmo ano montou sua segunda banda, o Ressaca, com a mesma formação do Against, mas desta vez assumindo também os vocais e o violão e compondo mais. A banda sofreu diversas mudanças em sua formação, participou de inúmeros eventos no Rio de Janeiro e foi ativista em alguns movimentos culturais, mas encerrou suas atividades em 2004, quando Neo resolveu seguir carreira solo e sair do emprego que tinha em um banco carioca para se dedicar exclusivamente à música.

Em 2005, lançou o EP Aquário de Ilusões, produzido no home-estúdio de Pedro Mamede, grande baterista carioca que já tocou com diversos nomes da música brasileira, como Oswaldo Montenegro. O EP teve uma grande repercussão de público e crítica. No mesmo ano, Grazi Calazans se torna sua companheira e produtora.

Em 2007, cansado da difícil cena carioca para o rock, Neo cria com o amigo Nem Queiroz, também músico, o Movimento SOMA, em uma tentativa de melhorar as condições para os músicos independentes se apresentarem. O Movimento ganha força e parceiros, realiza três grandes shows em praças públicas do Rio de Janeiro e participa de outros inúmeros eventos, dentre eles a Feira da Música de Fortaleza, em 2008.

No dia 9 de setembro de 2008, Neo lança sua nova banda, a AuditivA, com Roberto Maná, que conheceu através do Movimento SOMA, no baixo, o guitarrista Tácito Jr e Thiago Schwennk na bateria. Esta formação grava então o álbum de estreia da banda no estúdio Filet com Fritas, nas Laranjeiras, bairro da zona sul carioca. Lançam também o videoclipe da música Velha História, todo em animação. No final daquele ano, Neo e Grazi começam uma pesquisa de mercados brasileiros para dar continuidade à carreira, pois o Rio de Janeiro já não mostra perspectivas de mudança. Decidem então se mudar para o Rio Grande do Sul, onde havia muito mais possibilidades para a banda.

Em 17 de janeiro de 2009, Neo e Grazi, junto com sua filha Layla, na época com quatro anos, se mudam para Porto Alegre, levando somente roupas, cds, livros e dvds, para montarem uma nova vida e buscar a realização profissional. Passaram vinte dias em um hotel até acharem uma casa para alugar na zona sul da capital gaúcha. O baterista segue para o sul logo depois e em junho eles lançam, agora com dois integrantes gaúchos, o cd TODOUVIDOS, gravado no Rio de Janeiro.

A banda participa de muitos festivais gaúchos, sofre diversas alterações na formação e reativa o Movimento SOMA em Porto Alegre. Em 2011, Neo escreve um livro de contos para participar de um concurso cultural, e nasce então o Absurda Mente, coletânea com 22 contos. No mesmo ano, Neo e Grazi saíram em turnê pelo projeto Família a Bordo, onde percorreram com as crianças Layla e Dimitri, nascido em janeiro daquele ano, 50 cidades da América Latina em 100 dias direto na estrada. Levaram na bagagem 200 cópias do cd TODOUVIDOS, que se esgotaram na estrada.

Em janeiro de 2012, no retorno da turnê, decidem se mudar para Sobradinho, no centro do Estado do Rio Grande do Sul e Neo monta novamente a banda AuditivA com músicos locais, onde começam a gravar o segundo cd, Cantigas para Crianças Grandes. Tocam em festivais e eventos regionais, as músicas do álbum começam a fazer sucesso entre os jovens e alunos de Neo, que ministra aulas de violão no projeto Mais Educação, em duas escolas da cidade. Mesmo com a repercussão do trabalho musical, os integrantes resolvem deixar a banda no meio das gravações do cd. Neste ano também, Neo escreve seu primeiro romance, Um Dia de Verdade, e Grazi escreve um projeto para o lançamento do livro para o Edital do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura. Neo ganha também o primeiro lugar no 8º Concurso de Contos Jornalista Valacir Cremonese, na cidade de Sobradinho, com o conto 5 Minutos.

No final do ano Neo recebe a notícia de que o projeto Um Dia de Verdade foi um dos contemplados pelo Edital do FAC e surge uma oportunidade na cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Em 3 de janeiro de 2013, Neo se muda novamente com sua família e decide neste ano focar na literatura, com o lançamento de seu livro e a turnê que percorreu escolas da região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, além da participação em várias feiras de livro pelo Brasil. Na música, agora faz dupla com Grazi, se apresentando em festas do município e pubs da região com o show InVersões, onde canta suas composições e clássicos do rock em versões inusitadas no violão e estreiam o show Poética Mente, onde misturam música e poesia e participam de diversas feiras de livro pelo Estado. Neo já tem pronto também um livro de poesias e poemas, o Poensamentos, com projeto aprovado pela Lei Rouanet para seu lançamento.

Em 2014 assina com a Chiado Editora para lançamento de Um Dia de Verdade em Portugal e atualmente está escrevendo seu segundo romance-ficção, com previsão de lançamento para 2015.

Receba as novidades da Família a Bordo em seu email: